O que é Nutrição Clínica e Integrativa

Por Dra. Vanessa Goulart -  CRN  10-2629.

O foco do tratamento da nutrição integrativa é diferente do que é mais conhecido: aquela dieta temporária para emagrecimento ou mesmo a reeducação alimentar.

Aqui o foco está em primeiro atingir SAÚDE e então, como consequência, há sim, emagrecimento, quando for da vontade do paciente.

Na nutrição integrativa atendemos pacientes que queiram tratar causas de doenças, controlar sintomas ou até mesmo prevenir doenças e ter uma vida saudável, como complemento de seu tratamento médico ou como planejamento de hábitos e alimentação saudáveis, no caso da prevenção. Como exemplo de sintomas temos enxaquecas, dores articulares, dores de estômago, indisposição, dificuldade para dormir, entre outras. E como exemplo de doenças temos:

- Diabetes

- Desequilíbrio de tireóide

- Câncer

- Insuficiência renal

- Doenças Autoimunes

- Intolerâncias e alergias alimentares

- Pressão alta

- Distúrbios Gastrointestinais

- Colesterol Alto

Na primeira consulta preciso lhe conhecer com detalhes,  iremos conversar sobre sua rotina, hábito de vida, preferências alimentares.

Vou rastrear através dos sinais e sintomas, e com a ajuda dos exames, quais são os desequilíbrios que estão desencadeando sua queixa.

Verificarei suas medidas e composição corporal através da balança de bioimpedância. Também podemos fazer uma investigação de alérgenos alimentares, parasitas e intoxicação de metais tóxicos através do exame de Biorressonância (que será opcional).

As consultas visam promover conscientização, reeducação alimentar e do estilo de vida. Após a avaliação são determinadas as metas e objetivos individuais para que o planejamento possa ser definido juntos e dentro das possibilidades de cada pessoa.

Quando necessário são indicados tratamentos adicionais, outros profissionais e suplementos vitamínicos, minerais, fitoterápicos, de acordo com o objetivo e metas definidas.

Outro ponto importante é a sugestão de receitas e indicações de fornecedores para que seja mais fácil colocar em prática o plano alimentar.

A cada nova consulta de acompanhamento avaliaremos e redefiniremos as novas metas de acordo com os resultados e possíveis dificuldades de adesão, a data para o acompanhamento vai variar para cada caso, mas geralmente é de 40 dias.

Com o apoio, muita conversa e troca de informações será mais fácil incorporar novos hábitos e se permitir viver com saúde e qualidade de vida.

​IMPORTANTE: O tratamento não se limita a dietas restritivas consideradas como saudáveis, o objetivo é estabelecer o equilíbrio, proporcionando vitalidade, bem estar para o organismo e atingir as metas de cada paciente.

​DIFERENCIAL DA CONSULTA - DESTOXIFICAR - REEQUILIBRAR - NUTRIR

Destoxificar é limpar o corpo para garantir que os nutrientes sejam absorvidos e aproveitados pelo organismo, contribuir para o equilíbrio e a integridade intestinal, é a base para tratar diversos distúrbios e doenças.

Reequilibrar as funções orgânicas e emocionais através de terapias específicas e mudanças de hábitos.

Nutrir é a rotina de uma alimentação saudável através da elaboração de um plano alimentar que considere as características individuais com o objetivo de corrigir os desequilíbrios que geram doenças, para promover a saúde e o bem estar físico, mental e emocional.

PLANO ALIMENTAR EFICIENTE, FOCADO NA SAÚDE!

A Dra. Vanessa atende na Clínica Vitality.

vanessa 2.jpg
CURRÍCULO.png