top of page

Os tratamentos para queda de cabelo e calvície

  • Foto do escritor: Dr. Felipe Chediek
    Dr. Felipe Chediek
  • 30 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Por Dr. Felipe Chediek - dermatologista com foco em tricologia

CRM SC 26050 RQE 16772



ree

Já tratamos desse assunto em outros artigos, mas dessa vez gostaria de esmiuçar de uma forma diferente. Nós, brasileiros, somos um povo que hoje representa a miscigenação de diferentes etnias. Essa confluência de pessoas de várias origens acarreta em uma variabilidade genética que resulta em indivíduos de diferentes cores, morfologias, tipos de cabelos entre outras características. A medicina, cada vez mais, ou pelo menos deveria, caminha no sentido de avaliar e tratar o indivíduo e não o coletivo. O que quero dizer com isso é, por exemplo, se pegarmos o exemplo do cabelo, é sabido que todos tem um ciclo de vida que nasce, cresce e morre, o tempo de crescimento de uma pessoa não é necessariamente igual a ao de outra.

Quando falamos de queda de cabelo, existe uma média que a população apresenta diária, que gira em torno de 100 fios por dia, mas isso não quer dizer que deve sair essa quantidade do seu couro cabeludo, já que alguns saem mais e outros menos. Então se cada indivíduo é diferente, porque tratar de forma igual? Sim, isso acontece com frequência. Recebo em meu consultório toda semana alguém que esta usando um composto fabricado pela indústria farmacêutica com diversos nutrientes (os famosos polivitamínicos, "vitamina para cabelo", "shampo anti queda", "composto de crescimento capilar") que fazem uma feroz propaganda prometendo cessar a queda de cabelo, são como uma "receita de bolo" e suas dosagens são baseadas na média da população. Ou pessoas que compraram pacotes de "Calvície" ou "Queda de cabelo" em clínicas de diversos tipos, com um número definido de sessões de procedimentos, como mmp, intradermo pressurizada, intradermoterapia, entre outros, sem nem mesmo ter passado por médico para diagnosticar a causa da sua queda de cabelo. Não se surpreenda se não obtiver melhora.


ree


Cada pessoa é diferente, não dá para receitar a mesma coisa para todo mundo que tem queixa de queda de cabelo, porque os motivos podem ser diferentes e cada indivíduo responde diferente do outro, quanto mais cedo entendermos isso mais certeiros seremos no tratamento dos nossos pacientes.

As causas são e o tratamento deve ser individualizado conforme investigação prévia. Além disso é importante lembrar que o cabelo é um marcador de saúde, ele cai por divers motivos de saúde, se o foco for apenas recuperar fios perdidos está-se negligenciando a saúde.


Você pode se interessar em ler também sobre:







 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Clínica Vitality: 
Av. Osvaldo Reis, 3281, sala 2107. Riviera Business. 
Telefone e Whatsapp

(47) 3361-9173

Atendimentos em Blumenau no Centro Clínico Santa Catarina
E-mail administrativo:  admclinicavitality@gmail.com

Vitality - Avatar_1 copy 3.png

Responsável Técnico: Dr. Felipe Chediek
CRM - SC 26050  RQE 16772

bottom of page